26 de nov. de 2008

O Bando do Chávez


por Nilson Motta

Bem que poderia ser a Turma do Chaves, aquela série consagrada de televisão que tanto alegrava minhas tardes de infância. Mas não é! O Bando do Chaves ameaça paz. Não dá bom exemplo para as crianças. Gostam de brincar de ditador, guerrilheiro, de exército, bandido e ladrão. Assombram a tranqüila e calma da América do sul.

É notório que Bolívia, Equador e Venezuela são países extremamente pobres. Desiguais. O Brasil encontra-se em outra escala, de progresso? "PROGRESSO" Talvez não seja essa palavra, ela é complexa demais, já me dizia um grande professor. Mas diria que em desenvolvimento. Afinal, com toda essa crise mundial o Brasil bate outro record, é o maior perído com investimentos estrangeiros no país. Mas parece que tudo isso tem causado inveja aos outros países, aos nossos "hermanos" bolivianos e equatorianos.

Evo e Correa acham que são Robin Hoods modernos. Podem tirar dos ricos e dar para aos pobres, e olha que não somos nem tão ricos assim.
Aliás somos ricos? Porém é válido lembrar que esse "tirar" significa roubar. Na legislação brasileira se a "dona Maria do Barraco Velho" roubar um pão para dar para seu filho com fome, ela ficará um bom tempo na cadeia. Todavia, o que fazer com quem rouba UR$ 243 milhões da República Federativa do Brasil ou com quem toma na mão grande ou como preferem dizer "nacionalizar" uma unidade da Petrobrás.

Até parece que eles têm "costas quentes" como se afirma na gíria popular. Esse Bando do Chaves, acredita que o Sr. Hugo é quem dá proteções a eles. Para essa impunidade!

Sr. Hugo não consegue nem cuidar dos problemas que ele mesmo tem com a oposição no país, ainda quer criar mais problemas com o tio sam realizando aquelas divertidas manobras de guerra com o louco Dmitri Medvedev (Vladimir Putin). Vamos ver no que isso vai dar.

Nenhum comentário: