28 de ago. de 2008

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO


A comunicação segue seu processo evolutivo. Desde os primordes com a arte rupestre e os primeiros dialógos (não verbais) com os homens primitivos até os dias de hoje com o advento da internet e toda a Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC).

O CASO BRASILEIRO


O que podemos observar muito bem nos primeiros gráficos é que o acesso ao rádio e a televisão é predominante no país, e que o acesso ao Computador de mesa ainda é pequeno, entretanto reflete a situação socio-econômica da nossa nação. Assim também como a TV a cabo que está restrita a uma classe mínima, devido ao seu alto custo.

Porém, isso não quer dizer que não estejamos evoluindo, muito pelo contrário, o acesso a internet nos domicílios vem crescendo significativamente. Mas as lan houses (centro público de acesso pago) tem um destaque pois configura-se como o local onde os indivíduos mais tem acesso à internet.

O maior vilão para muitas pessoas ainda está na falta de habilidade em operacionalizar a máquina, isso reflete na falta de investimento na educação.

Mas o que merece um destaque é o consumo via internet, diversos produtos são comprados e os preços agora passam a ser analizados em diversos locais com apenas um click.

O que podemos constatar com está pesquisa, na minha opinião é que se tivermos investimento na educação, a tendência é o crescimento de usuários na internet, e em relação as perspectivas de crescimento nos computadores domiciliáres é bem grande, pelo crescimento econômico que o país vem tendo.

Nenhum comentário: