13 de out. de 2009

O bom consultor


por Nilson Motta

Os consultores são muito importantes, sobretudo por trazerem um olhar externo para dentro da empresa, apresentando assim, novas perspectivas a serem aproveitadas, reavaliando suas oportunidades, o comportamento empresarial, de forma que a organização possa ter uma melhor visão de dentro para fora.

"Um teste para identificar o bom consultor. Pergunte a cada um "Que horas são?"

  • O primeiro consultor diz: "São exatamente 9h32min10s." Contrate-o se necessitar de estudos minuciosos e objetivos.
  • O segundo consultor responde: "Que horas você quer que sejam?" Contrate-o se quiser menos orientação e mais validação.
  • O terceiro consultor indaga: " Por que você quer saber?" Contrate-o se precisar de pensamento original, como uma definição mais cuidadosa do problema. Peter Drucker diz que sua principal vantagem como consultor é ser ignorante e fazer perguntas básicas." [1]
Ir além de conselhos, buscar objetivar os resultados e tornar viável as sugestões com uma implementação eficaz é a tarefa de um bom consultor.

[1] O teste foi retirado do livro Marketing de A a Z: Philip Kotler

Nenhum comentário: