5 de out. de 2009

O Caso Tecnol

por Nilson Motta

É necessário o monitoramento permanente do ambiente mercadológico, o conhecimento das entidades e variáveis que afetam o processo. Veja o caso da Tecnol abaixo.
"Adotar uma visão sistêmica pode ser a diferença entre sobreviver ou não. Enquanto diversos produtores sucumbiram diante dos artigos importados, um dos maiores fabricantes brasileiros de armações de óculos, soube reagir bem à abertura do mercado aos produtos estrangeiros. A Tecnol foi capaz de distinguir as importações como uma oportunidade para ampliar sua fábrica localizada em Campinas, São Paulo. A empresa vendeu outros negócios que vinha tocando, arrecadou US$ 2 milhões e os investiu na compra de máquinas alemãs e italianas. Além disso, modernizou-se e se dispôs a sobreviver dentro da nova realidade. Hoje, o grupo exporta para diversos países e mantém uma distribuidora de marcas importadas. Como diversos contratos de licenciamento na gaveta, é a Tecnol que fabrica e distribui no Brasil armações de óculos de grifes famosas, como Pierre Cardin, Platini, Forum e Playboy, entre outros." [1]
Mesmo diante da crise, a empresa visualizou uma oportunidade de crescimento, observando os fatores que podem influênciar a organização, o gestor pode antecipar eventuais impactos e desenvolver estratégias para o crescimento mesmo diante de um cenário turbulento.

[1] Caso foi extraído do livro: Gestão de Marketing e Comunicação de Mitsuru Higuchi Yanaze

Nenhum comentário: